PARASITOSES
Malária - O Plasmodium , protozoário causador da malária, vive na forma de esporozoítos na glândula salivar do mosquito Anopheles . Quando o mosquito pica uma pessoa, eles são transferidos para o seu organismo, indo se instalar nas células do fígado. Aí se transformam em merozoítos que invadem as hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). A maior parte deles mantém um ciclo nas hemácias, provocando os picos de febre a espaços regulares. Alguns se diferenciam em gametócitos masculino e feminino que são assimilados pelo mosquito que pica a pessoa contaminada. Uma vez no mosquito, ocorre a fecundação, forma-se o zigoto, que irá originar novos esporozoítos, fechando o ciclo. As medidas de prevenção dessa doença consistem em combater o mosquito com uso de inseticidas e eliminando os criadouros como poças, uso de telas em portas e janelas.
Mal de Chagas - O Trypanosoma , protozoário causador da doença, se encontra no intestino de percevejos denominados barbeiros ( Triatoma ) que picam as pessoas e depositam suas fezes no local. Ao coçar a picada, o protozoário é introduzido no organismo humano, indo para o sangue e se instalando no coração. Quando essa pessoa é picada, o inseto assimila o protozoário que está no seu sangue, fechando o ciclo. Para evitar a doença aconselha-se a construção de casas de alvenaria (o barbeiro se esconde em frestas de casas de barro ou pau a pique), uso de inseticidas e telas nas portas e janelas.
Leishmaniose ou úlcera de Bauru - doença com lesões da pele muito parecidas com a forma lepromatosa da hanseníase, causada por um protozoário flagelado chamado Leishmania brasiliensis . As ulcerações podem se alastrar para as mucosas da boca, do nariz e da faringe. O contágio é indireto pois exige a participação do mosquito Phlebotomus intermedius, conhecido como mosquito-palha ou birigui. A prevenção consiste no combate ao mosquito, erradicando seus focos com inseticida, evitando água parada, usando-se telas e