Ética e ecologia
DOCENTE: EDMAGNA DIAS DE LUCENA
DISCENTE: JOILSON SAMPAIO
CURSO: CONTABILIDADE
ANO: 5º I UNIDADE
“ÉTICA E ECOLOGIA”
Jequié/Ba
2011
Introdução
O planeta está gemendo. Essa é uma realidade dura e cruel diante dos desmandos proporcionados pelo homem. Não apenas a vegetação tem sido devastada, mas, cada vez mais, torna-se comum caçadas clandestinas, touradas, e como se não bastasse, na Dinamarca os pais ricos, para provarem a sociedade que seus filhos estão maduros, realizam uma matança transformando as águas do mar em águas sangrentas, pois eles absurdamente matam os golfinhos e os fazem de montarias.
Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos eqüitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.
Como o ambiente é um ser vivo na sua totalidade, possui limites e consequentemente iria chegar um momento em que sentiria a depredação realizada pelas mãos humanas. Esse momento chegou, e o próprio homem começou a sentir a resposta da natureza e passou a se preocupar com questões até então menosprezadas.
A nova consciência global remete a sociedade moderna à necessidade urgente de uma nova relação homem natureza, um novo olhar, um novo paradigma e principalmente novas atitudes, permitindo o surgimento de uma ética que norteei o comportamento humano em relação ao meio ambiente em sua totalidade. O surgimento dessa nova ética é fundamental para que o ser humano passe a entender