ÉTICA E CIDADANIA
...Que tornemos a compra e uso de bens em rituais, que procuremos a nossa satisfação espiritual, a satisfação de nosso ego, no consumo.
(Victor Lebow- analista de vendas, em meados dos anos 50)
De acordo, com o que foi visto nos documentários “A HISTÓRIA DAS COISAS” e “MUITO ALÉM DO PESO”. Podemos concluir que, vivemos em mundo totalmente industrializado, pois, exploramos nossos recursos naturais, sem qualquer controle, fazendo com que os mesmos sejam prejudicados de tal forma, que as pessoas que vivem da terra, têm que migrar para as cidades em busca de trabalho.
Como se isso não bastasse, as matérias primas retiradas do solo, seguem para as indústrias. Onde se utiliza energia para misturar químicos tóxicos com estes recursos, para se produzir um determinado produto.
E lembra-se daquelas pessoas que foram obrigadas a saírem de suas origens, por falta de trabalho? Pois bem,... Estão trabalhando nessas indústrias expostos diariamente a esses químicos tóxicos, sem ter outra opção, pois necessitam.
E o governo?... Já o governo ao invés de procurar uma solução para essa instabilidade, infelizmente, influencia cada vez mais, as pessoas, a se acostumarem com a modernização que se está ocorrendo.
E ainda acham que tudo foi por acaso, mas, isso que estamos vivenciando hoje, nada mais é, que uma estratégia muito bem organizada, desde a 2º guerra mundial, de onde o analista Victor Lebow, dizia que: “Uma enorme economia produtiva exigia que fizessem do consumo a nossa forma de vida”. Ou seja, que tornassem a compra e uso de bens um ritual indispensável para todos, de modo a satisfazer o seu ego e/ou necessidade. Mas que, sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior.
Mas, não é que deu certo! Hoje a nossa principal identidade passou a se a de consumidores. Mas, sabemos também que por traz de cada produto, temos os nossos devidos direitos conforme diz no Código de Defesa do