Ética protestante e capitalista; teoria da burocracia e tipos de dominação
Capitalista; Teoria da
Burocracia e tipos de
Dominação
Luana Karina - RA: A687FF-7
Ética Protestante e
Capitalista; Teoria da
Burocracia e tipos de
Dominação
Índice
INTRODUÇÃO 4
Biografia 5
Ética protestante 6
Ética Protestante e o Capitalismo 7
A Teoria da Burocracia 9
O criador 9 10 Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais: 10
Disfunções da Burocracia: 10
Vantagens: 11
Desvantagens: 11
Tipos de Dominação 11
Dominação Legal 12
Dominação Tradicional 12
Dominação carismática 12
Bibliografia 14
GLOSSÁRIO 15
INTRODUÇÃO Esse trabalho tem por objetivo apresentar os tipos de dominação que foram estudados por Max Weber. Ele define a dominação como oportunidade de encontrar uma pessoa determinada que esteja pronta a obedecer, pois a dominação se faz necessária para se manter em ordem a sociedade e tudo que gira em torno dela.
Segundo estudos apresentados por Weber, existem três tipos puros de dominação: legal, carismática e tradicional. A dominação legal baseia-se em estatutos que podem ser modificados e criados desde que o mesmo esteja pré-estabelecido. A dominação tradicional é aquela baseada na crença e nos poderes de senhores, onde um manda e o outro obedece e, diferentemente da dominação legal, ela não é baseada na formalidade. Já a dominação carismática é dada em virtude da devoção, e por pessoas que possuem caráter comunitário onde quem manda é o líder e o que obedece é o apóstolo. A dominação não é algo pré-determinado, pois não há como afirmar que quem prepondera hoje não será dominado amanhã. Baseada na obra de Max Weber é possível perceber que o autor faz uma análise entre a ética protestante e o espírito do capitalismo, ou seja, a relação que a religião tinha na vida secular, enfaticamente em aspectos econômicos.
Veremos também a burocracia que é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins)