ÉTICA PROFISSIOAL
O presente trabalho é sobre a definição e aplicação de conceitos relacionados à ética profissional, abrangendo a escuta ativa e a empatia no mundo empresarial. O objetivo é definir e explicar com aplicar os conceitos profissionalmente.
A metodologia utilizada à pesquisa bibliográfica através de livros do assunto abordado.
A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. As organizações seguem os padrões éticos sociais, porém criam suas próprias regras para o bom andamento dos processos de trabalho, e alcance de metas e objetivos.
É essencial a organização ter escuta ativa que é uma técnica de comunicação que implica que, num diálogo, o ouvinte comece por interpretar e compreender a mensagem que recebe.
Na gestão, a escuta ativa é fundamental para fomentar o bom relacionamento, pois facilita o bom entendimento entre diferentes partes e reduz os conflitos.
Os líderes de equipes têm de saber escutar ativamente. Isso significa que têm de se assegurar que compreendem totalmente o significado das mensagens que recebem dos seus colaboradores, o que nem sempre é fácil. Passa por pedir esclarecimentos, confirmar através de perguntas, que a mensagem foi bem compreendida e analisar a linguagem não verbal.
Porém, uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional.
Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.
Um bom profissional