ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES.
Documento de Apoio a Módulo em Curso de Especialização em Administração Pública, ofertado pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia/ICEET.
CASCAVEL
2013
EMENTA.
Os principais dilemas éticos nas organizações brasileiras. Ética, valores e moral. Mediação em conflitos éticos. A importância da ética na tomada de decisões e no modelo de gestão. A ética e a auto-realização no trabalho. Responsabilidade Social nos negócios: conceito e abrangência. A visão estratégica da Responsabilidade Social.
DINÂMICA SISTÊMICA DE ABORDAGEM DO PROGRAMA DE ENSINO.
1.0- ÉTICA E MORAL: BREVE INTRODUÇÃO.
1.1- PRESSUPOSTO.
Quando muda o olhar, muda tudo.
Sendo vidente, você precisou mudar o olhar para poder enxergar as duas personagens e, além disso, para poder perceber a jovem, por exemplo, foi necessário que deixasse de ver a velha senhora.
Então, para visualizar o todo, faz-se necessária a mudança do olhar.
CONSTATAÇÕES: a- não temos todos a mesma prontidão para olharmos o mundo; b- nossos históricos (genético e sócio-ambiental) nos determinam ver o mundo por meio de nossas metáforas, as quais, não necessariamente correspondem à realidade objetiva; c- foi para evitar o caos social que criamos instituições (tribunais, parlamentos, cartórios, ...) e códigos de conduta (leis, declarações, constituições, ...), tendo em vista o bem comum.
Logo, salvo por absoluta ignorância, ninguém pode dizer “Eu não sabia”!
PRESSUPOSTO.
Talvez mais do que nunca, estejamos vivendo uma era de conflitos em termos éticos, morais e valorativos, na medida em que, pelo acirramento do fenômeno da globalização: a- desaparecem os antigos princípios de conduta culturais/nacionais – há uma nova Ordem Mundial; b- tudo que parecia sólido, se desmancha no ar; c- frente a um mesmo cenário, as pessoas não enxergam os fatos do mesmo modo, o que nos remete a uma