Trabalho de Práticas Investigativas
EXTENSIONISTAS
CENTRO TECNOLÓGICO DE ENGENHARIA E
ARQUITETURA
PRODUÇÃO LIMPA
SILVA, Marcos Tadeu Oliveira* ; PROCÓPIO, Juliana Domingues*; MACIEL, Rafael Barreto*; HARO, Fabricio Kenyti Irita*;
VILLELA, Tarcio *; Maria das Graças da Silva (Orientadora, Profa. MSc. de Práticas Investigativas II do Curso de Engenharia de Produção, mariag.correia@ig.com.br).
Fonte: http://empreendedorsustentavel.blogspot.com.br/2011/08/voce-compraprodutos-com-selos-de.html
INTRODUÇÃO
Este estudo bibliográfico trata sobre a responsabilidade socioambiental como resposta natural das empresas ao novo cliente e ao consumidor ecologicamente correto. Teve como objetivo identificar algumas mudanças sustentáveis adotadas no meio empresarial. A escolha do tema foi devido a sustentabilidade ser o foco do novo mercado global, garantindo assim uma competitividade sadia entre as empresas que almejam alcançar a excelência na produção limpa utilizando recursos e produtos renováveis, demonstrando a cara nova do mercado do futuro com tendências totalmente sustentáveis.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Estratégias ambientais dependem fortemente de como a alta gerência percebe as questões ambientais, se oportunidades de ganhos ou ameaças (SHARMA, 2000). A adoção de uma estratégia socioambiental é uma decisão que deve envolver toda a empresa a se comprometer com a aplicação de princípios e valores, minimizando riscos em cada etapa do processo produtivo. Entretanto, percebe-se que as organizações estão tomando atitudes em prol do meio ambiente, visto que estão introduzindo sistemas de gestão ambientalmente corretos, no intuito de diminuir os impactos ambientais, bem como aumentar a sua competitividade no mercado globalizado, que cada vez mais aprova essas iniciativas ecologicamente corretas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Considerando a discussão levantada, considera-se que o patrimônio ambiental evolui para uma percepção cada vez mais aplicável,