ÉTICA NA PROFISSÃO JURÍDICA
FREDERICO AUGUSTO DE CARVALHO FRANGE
“A Ética na Profissão Jurídica” e a
“Ética do Aluno de Direito”.
Uberaba - MG
2010
UNIVERSIDADE DE UBERABA
“A Ética na Profissão Jurídica” e a
“Ética do Aluno de Direito”.
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências de avaliação para conclusão da disciplina de Ética Jurídica do 3° período do curso de Direito, sob a orientação do Prof. Ms. Afonso Delfino Calzado.
Uberaba – MG
2010
“A Ética na Profissão Jurídica”
1. Introdução
Todos nós sabemos que o exercício da Ética nunca foi exatamente o esporte nacional do Brasil. Para essa constatação, basta uma ligeira leitura dos livros da História pátria, desde a carta de Caminha, passando pelos negócios do Império e pelos diversos regimes ditatoriais da República, terminando com o que se passa hoje nos diversos setores da vida nacional. Apesar disso, todos nós sabemos que a Ética vem despontando, ao lado da Educação, como uma das grandes questões que devem ocupar a atenção da sociedade brasileira no despertar do novo milênio.
Ética é questão moral, não cultural ou econômica. Aliás, sendo a Ética um dos grandes temas do terceiro milênio, os jovens vem se aproximando cada vez mais de seu estudo, o que muito nos anima. A sociedade vem tomando conhecimento de que não há perspectiva de uma convivência pacífica no mundo contemporâneo sem que regras rígidas de bom comportamento sejam observadas. A alternativa é a violência, o salvem-se quem puder, o egoísmo, posições que levam à barbárie, à tragédia, à própria negação da civilização.
A advocacia, enquanto atividade essencial à administração da Justiça, como garante o artigo 133 da Constituição Federal, não pode sobreviver sem Ética. Daí porque ganha relevância todas as questões que se relacionem direta ou