Ética ministerial
CÓDIGO DE ÉTICA
1. Princípios Básicos
a) O pastor deve estar consciente de que seu ministério é vocação divina e que o não alcançou por seus próprios méritos, mas através da convicção de sua chamada por Deus.
b) Mesmo que ocupe posição elevada deve lembrar-se que é servo do Senhor Jesus.
c) O pastor deve saber administrar o seu tempo com sabedoria incomparável, dominando o seu tempo.
d) O pastor deve garantir sua boa reputação pastoral através de um caráter impoluto.
e) Porque a atividade pastoral é espiritual ela não deve visar o lucro financeiro, pelo contrário deve ser qualitativa e serviçal.
2. A Ética da Vida do Pastor
2.1 Pessoal
a) O pastor deve cuidar do seu porte físico saudável e ser equilibrado sentimentalmente, pois seu corpo é templo do Espírito Santo e visa glorificar a Deus cumprindo a missão que lhe foi confiada nesta vida,
b) O pastor deve cultivar o seu crescimento espiritual diariamente, lendo a Palavra do Senhor, orando, tendo um coração cheio do fruto dos dons do Espírito e consagrando sua vida ao trabalho.
c) O pastor deve abster-se de costumes rudimentares adquiridos que prejudicam a eficácia de seu ministério e sua influência pessoal.
d) O pastor deve esforçar-se para viver dentro dos limites do orçamento e com honestidade saldar integralmente seus compromissos. financeiros.
e) O pastor deve ter um coração cheio de confiança na providência paterna de Deus, em todas as circunstâncias, sabendo que esta é a vontade do Pai para sua vida.
f) O pastor possuí a obrigação fundamental de saber se as suas relações familiares são justas e que são exemplo de viver piedos para toda a comunidade.
g) O pastor deve crer que a Bíblia é a Palavra de Deus e considerá-la como tal, única regra de fé e prática e utilizá-la como a substância de seu ministério de ensino e proclamação, bem como zelar pelo ministério da Palavra.
2.2 Familiar
a) O pastor deve buscar no matrimônio uma esposa apta para cuidar dele e