Ética, meio ambiente e sustentabilidade
FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITE
CAMPUS VIRTUAL UNIFUTURO
DISCIPLINA- BIOÉTICA
PROFESSORA- SÉRGIO VIRGÍNIO
ÉTICA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
MARIA ELISANDRA RODRIGUES SOUSA TEIXEIRA
ITAPIPOCA-CE
ABRIL / 2014
1. Introdução
Na sociedade capitalista em que vivemos valoriza-se o consumo exacerbado de uma variedade de produtos, onde a sociedade considera o poder de consumo seu maior ideal, o consumismo é considerado padrão perfeito, ficando evidente que quanto mais se consome, maior se torna o desenvolvimento e a estabilidade econômica de cada Nação. Esse modelo capitalista de sociedade está levando o mundo para um colapso ambiental.
A natureza é quem sofre as consequências pela demasiada retirada de matérias-primas para garantir a produção da demanda solicitada pelo mercado consumidor. Gerando assim, efeito devastador ao meio ambiente: destroem-se matas, florestas, rios, e animais. Além da poluição do ar, das águas, do solo, seja por agrotóxico ou com a deposição de resíduos sólidos. Tudo em nome do progresso e da economia. A fim de garantir seu progresso sem prejudicar o meio ambiente e não comprometer seu futuro, a sociedade deve buscar na ética ambiental maneira de se desenvolver de forma sustentável, pois o desenvolvimento sustentável e o elo de equilíbrio entre o homem e natureza.
O presente trabalho apresenta a profunda necessidade de mudança nas estruturas da sociedade vigente, com o intuito de incorporar valores éticos que oriente a conduta comportamental do ser humano em relação ao meio ambiente e garantam um relacionamento harmonioso e equilibrado entre o homem e a natureza.
2. Consumo e a sua Sustentabilidade
Infelizmente um paradigma institui-se na atual sociedade capitalista onde o consumo tornou-se sinônimo de felicidade e bem estar, o ter vale mais que o ser, o prestigio e o status são proporcionais aos bens materiais acumulados. Assim sendo,