Ética consumista
Falar de ética do consumo é um assunto que todas as pessoas contribuem com um papel na sociedade, fazendo o certo ou o errado. Consumir de modo ético é hoje um dos maiores desafios colocados à educação para a cidadania. O consumo irresponsável ou desenfreado gera impactos sobre o meio ambiente de maneira a colocar em risco a sustentabilidade do planeta e a viabilidade de uma vida digna para as futuras gerações.
Para um lugar melhor e mais saudável de viver devemos tornar-se um consumidor consciente. Mas nem sempre o consumidor é o maior responsável, pois à postura da empresa, publicidade enganosa, descaso com o meio ambiente, entre outros, são atitudes que comprometem a ética de uma empresa.
O consumidor pode ajudar muito a esse respeito. Há um conjunto de atitudes que podem ser adotadas com um pequeno esforço: evitar produtos de empresas que não respeitam a legislação trabalhista, priorizar empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente, optar por produtos de empresas socialmente responsáveis, evitar gastar dinheiro com objetos supérfluos, pois é possível ter qualidade de vida excelente quando se tem uma boa ética . Assim a cidadania agradece, o meio ambiente e as futuras gerações também.
“Temos que tomar consciência de que tudo que compramos é proveniente do planeta e que ele precisa de um tempo para conseguir nos fornecer. Assim como precisamos dormir para reabastecer as energias, o planeta precisa do seu período de reabastecimento natural.”
“O Homem é uma flecha lançada ao vento e à ação”. Kahlil Gibran
Ética significa caráter, modo de ser. Isso vale tanto para indivíduos como para grupos da sociedade. A palavra grega de origem é “ethos” e foi introduzida na filosofia ocidental por Aristóteles. A ética diz respeito à organização da vida da pessoa, da família, das instituições, da sociedade como um todo.
Isto quer dizer que, liberdade e diferença, noções de pluralismo, escolhas e responsabilidades são opções das