Érico Veríssimo
Escola Manoel Bonifácio Nunes da Cunha
Cidade de realização: Campo Grande
Disciplina: Teatro
Ano letivo: 2014
Local de realização: Em domicílio
Índice
*Introdução
*Objetivos
*Desenvolvimento e vida de Érico Veríssimo
*Principais obras de Érico Veríssimo
*Observações extras
*Conclusão
*Bibliografia e referências
Introdução
No trabalho a seguir iremos contar um pouco sobre a história de Érico Veríssimo e sua importância para a literatura brasileira. Também falaremos de algumas de suas obras e de sua obra prima “O Tempo e o Vento”.
Objetivos
Lecionar sobre a importância de Érico Veríssimo na literatura brasileira, para que jovens como nós, tenhamos a oportunidade de conhecer a história de um grande literário brasileiro como Érico Veríssimo.
Desenvolvimento e vida de Érico Veríssimo
Erico Lopes Veríssimo nasceu em Cruz Alta (RS) no dia 17 de dezembro de 1905, filho de Sebastião Veríssimo da Fonseca e Abegahy Lopes Veríssimo.
Em 1909, com menos de 4 anos, vítima de meningite, agravada por uma broncopneumonia, quase vem a falecer. Se salva graças à interferência do Dr. Olinto de Oliveira, renomado pediatra, que veio de Porto Alegre especialmente para cuidar de seu problema.
Inicia seus estudos em 1912, freqüentando, simultaneamente, o Colégio Elementar Venâncio Aires, daquela cidade, e a Aula Mista Particular, da professora Margarida Pardelhas. Nas horas vagas vai o cinema Biógrafo Ideal ou vê passar o tempo na Farmácia Brasileira, de seu pai.
Aos 13 anos, lê autores nacionais — Coelho Neto, Aluísio Azevedo, Joaquim Manoel de Macedo, Afrânio Peixoto e Afonso Arinos. Com tempo livre, tendo em vista o recesso escolar devido à gripe espanhola, dedica-se, também, aos autores estrangeiros, lendo Walter Scott, Tolstoi, Eça de Queirós, Émile Zola e Dostoievski.
Em 1920, vai estudar, em regime de internato, no Colégio Cruzeiro do Sul, de