Émile Durkheim
O que Durkheim e Malini quiseram dizer sobre a sociedade moderna? Na sociedade moderna capitalista. O individuo pensa por si próprio? Tem a sua vida própria? Ele tem o poder sobre si próprio?
Alguns podem responder que sim mas se analisarmos profundamente e observar o que ambos quiseram dizer com suas pesquisas, na verdade o individuo esta preso a sociedade. Durkheim buscou procurar o individuo e a sociedade. E ele é claro, o individuo é fruto da sociedade, ele não é formado a partir de si próprio, não é formado a partir das suas próprias ideias, das suas próprias concepções. Na verdade suas ideias, suas concepções, a sua forma de organização, a sua forma de atuação no cotidiano, o pensamento, a ação, os padrões. Na verdade são definidos pela sociedade. Os padrões da sociedade que se impõem sobre o indivíduo é o fato social. Qualquer forma que faça definir um individuo um modo de comportamento, de um padrão social, um padrão politico, moral, ética, o comportamento. Tudo é o fato social que impõem sobre os indivíduos.
Mas como é que o fato social consegue encucar uma ideia, um padrão de comportamento, uma ética sobre o individuo?
O fato social procura usar duas ferramentas básicas, força de coerção, que vem através das regras morais, regras culturais. São as regras que definem os padrões de comportamento mas que entretanto não está escrito em nenhum lugar, que não é lei, que nada o obriga a partir de uma lei instituída mas você acaba