ÉMILE DURKHEIM
Viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino( professor mestre).Porém, não segui o caminho da família, optando por uma vida secular ( social ). Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia método cientifico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
Aos 21 anos de idade, Émile foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure ) e passou a dedicar ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia.
Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim:
• Existem fenômenos sóciais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;
• A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
• As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
• A sociedade está estruturada e pilares, que se manifestam através de expressões ( conceito de estrutura );
• Divisão do trabalho social: numa sociedade cada individuo deve exercer uma função especifica, seguindo direitos e deveres, em busca de solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos
Principais obras:
A divisão do trabalho ( 1893 )
As regras do método sociológico ( 1895 )
O suicídio ( 1897 )
A educação moral ( 1902 )
As formas elementares da vida religiosa ( 1912 )
FATO SOCIAL
Segundo Emile Durkheim, os fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia, pois decorrem da vida em sociedade.O sociólogo francês defende que estes têm três características:
Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões