Émile Durkheim Sociedade e Educação
Ricardo A. da Silva Espíndola
Tutora Externa: Regina das Graças Figueredo Godinho Drehmer
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0213) – Prática do Modulo II
10/12/11
RESUMO
Émile Durkheim1 foi um importante pensador, reconhecido por seus diversos estudos envolvendo a sociedade e abrangendo a educação, desenvolveu várias teorias direcionadas a compreenção da vida social, com a finalidade de encontrar soluções para as crises sociais de sua época. Durkheim estudava a sociedade usando como objeto de pesquisa o que ele chamava de fato social, pelos quais ele conseguia explicar e assim dimestificar a constituição e os fenômenos da vida social.
A educação é vista pelo sociólogo como um fato social, capaz de socializar os indivíduos, nos valores, condutas e normas desenvolvidos e reivindicados pela sociedade vigente , de maneira que o indivíduo é fruto da sociedade, e não o contrário.
Palavras-chave: Sociedade. Educação. Sociologia.
1 INTRODUÇÃO
Na busca de soluções para uma sociedade assolada por diversos problemas, decorrentes de grandes tranformações, marcada por crises econômicas, crescimento da população urbana e a intriga entre países, que serviria de plano de fundo para a construção da primeira grande guerra mundial2, o sociólogo Émile Durkheim destacou-se como um grande pensador da sua época, sendo que, suas contribuições no campo da sociologia e também para educação perduram e são utilizados até os dias atuais.
Este trabalho tem como objetivo abordar alguns pensamentos desse sociólogo referentes a sociedade, e sua concepção de educação dentro da perspectiva sociológica.
2 SOCIEDADE
Émile Durkheim compreendia a sociedade como um conjunto de ideias continuamente alimentadas pelos homens que fazem parte dela, resultado de um processo histórico-cultural formado ao longo do tempo, sendo que os indivíduos passam e ela permanece.
Para Durkheim