ètica
No entanto, assim como os demais Códigos de Ética, era orientado pelo tecnicismo, funcionalismo e neotomismo. Seu texto trouxe à tona alguams inovações, como os Institutos de Defesa Social, o exercício profissional regido por direitos e deveres e a criação de instrumentos profissionais. O serviço social tornou-se reconhecido como uma profissão liberal, de nível universitário, gozando de decorrentes prerrogativas e defesa do que lhe é privativo.
Após o fim do processo econômico de crescimento acelerado, o modelo ditatorial entrou em colapso. No final da década de 70, os movimentos sociais ganharam força, graças a luta da classe trabalhadora, dos sindicatos e até mesmo da Igreja Católica. Nesse contexto de crise, e em parte ajudado pelo interesse dos trabalhadores no cenário de lutas sociais , acabou se firmando no Código de Ética de 1986.
Este Código foi considerado, como o marco de mudança e ruptura com o conservadorismo, os conceitos da Igreja, e com a dita neutralidade. O serviço social enquanto profissão, passou por inúmeras evoluções como evidencia Barroco( 2003,p.168):
A militância político- profissional alcança a sua maturidade, evidenciada na organização sindical nacional dos assistentes sociais,na articulação com lutas gerais dos trabalhadores e na inserção junto às