ètica
2- Denunciar verbalmente; É responsabilidade do auditor interno, só reportar fatos que possam ser comprovados por documentos verificados e que não possam ser contestados.
A maioria das fraudes praticadas pode ser considerada um desafio aos princípios de controle interno implementadas na empresa, cuja principal responsabilidade é da gestão das empresas. A fraude pode ser considerada como um comportamento ilegal e ilícito, praticado de modo intencional e que tem em vista a obtenção de ganho desonesto ou causar prejuízos a terceiros, em proveito próprio ou para beneficiar a organização.
Os incentivos à fraude, tornando-se imprescindível que o gestor se previna, conhecendo os segredos deste "câncer", de maneira a colaborar na construção da empresa eficiente, competitiva, ética, viabilizadora da excelência e promotora do desenvolvimento da sociedade em que atua.
A maioria das fraudes praticadas pode ser considerada um desafio aos princípios de controle interno implementados na empresa, cuja principal responsabilidade é da gestão das empresas.
Embora a auditoria não se destine especificamente à descoberta de fraudes, erros ou irregularidades praticadas por administradores ou funcionários, ela freqüentemente apura tais fatos, através dos procedimentos que lhes são próprios.
Desta forma, o auditor, enfrenta certos desafios em diversos aspectos relacionamentos e conseqüências que tendem ser detectado e que dependem de uma bagagem de conhecimento por parte do auditor. Sob o aspecto técnico, contribui para mais adequada utilização das contas, maior eficiência dos serviços contábeis, maior precisão das informações e a garantia de que a escrituração e as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com os princípios e normas de Contabilidade.
A responsabilidade primária na prevenção e detecção de fraudes e