Ètica
Adquirindo e cultivando as virtudes o ser humano pode sempre optar com frequencia e ser direcionado a fazer sempre o bem.
Virtudes são habitos que dispoe as pessoas a agir sempre bem.
Virtudes fundamentais: Prudência, justiça, fortaleza e temperança. São virtudes cardeais pois com elas se constroem a vida moral.
A principal delas é a prudencia, pois sem prudência não há nada disso.
Contrário da virtude é o vício que também são adquiridos: injustiça, intemperança etc.
Prudência: agir com cautela justiça: da a cada um o que é seu fortaleza: esforço necessário para não desistir do bem ou para resistir ao mal.
Temperança: que nos dispõe a moderar a procura do prazer.
Faculdades Superiores:
Inteligência
Vontade
Amorosidade
Moral e Ética:
Moral: Costumes, que orientam o comportamento humano tendo como base os comportamentos de uma dada cultura.
Ética: Modo de ser, comportamento humano. Uma disciplina teórica, sobre uma prática humana, que é o comportamento moral.
Princípios de ética social: dignidade: qualidade, nobreza, respeitabilidade primazia do trabalho: atividade que realiza para se realizar, sobreviver.
Solidariedade: fraternidade humana direito da propriedade: direito das pessoas possuírem coisas, isso é respeitado por todo mundo.
Primazia do bem comum: conjunto de condições que favorecem o bem de todos.
Subsidiariedade: auxílio dado a alguém.
Homem parentético: homem parentético, como agente da nova organização. O homem parentético é aquele que examina a vida social como um espectador, buscando abster-se de juízos, separando-se de circunstâncias internas e externas para poder ampliar sua compreensão do meio social e organizacional. Além desta capacidade de observador externo ao objeto analisado, o homem parentético centra-se nas características de autorrealização, desenvolvimento pleno de suas capacidades, sendo capaz de abster-se das influências da racionalidade instrumental do mercado, que tende a predominar