ÁTOMO
Um Átomo é menor partícula que se pode obter, de um determinado elemento químico, e que ainda caracteriza esse elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e um determinado número de eletróns em volta desse núcleo. Em um átomo, o número de protóns é sempre igual ao número de elétrons, assim, os átomos são eletricamente neutros.
Até ao final do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do protón e do eletrón revelaram que essa ideia estava errada.
Posteriormente, o reconhecimento do neutrón e de outras partículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.
Cada elemento químico é representado por um átomo diferente.
2. PROTÓN
Partícula de carga elétrica positiva, encontrada no núcleo de um átomo. Os prótons, com os nêutrons e elétrons, são as unidades que constituem os átomos. Um próton tem uma massa 1.836 vezes mais pesada que a massa do elétron. O átomo de hidrogênio tem um próton. Os átomos mais pesados têm maior quantidade.
3. ELÉTRON
Eletron é uma particula subatomica que circunda o nucleo atomico, identificada em 1897 pelo inglês John Joseph Thomson. Subatómica e de carga negativa, é o responsável pela criação de campos magnéticos e eléctricos. É o número de eletrons de um átomo que define a sua carga, sendo que um número de eletrons igual ao número de protons origina uma partícula electricamente neutra. O elétron, além de interagir com outras partículas pela força electromagnética, também interage pela força nuclear fraca, onde normalmente vem acompanhado do seu neutrino associado. Sua antipartícula é o posítron, com a mesma massa, mas carga positiva.
4. MOLÉCULA
Uma molécula é a partícula mais pequena que apresenta todas as propriedades físicas e químicas de uma substância. As moléculas são formadas por dois ou