Átomo
AULA 03 – ESTUDO DO ÁTOMO.
I – ÁTOMO
A palavra átomo foi proposta pelo atomista grego Demócrito em 400 a.C, para definir a menor partícula constituinte da matéria. Porém sabe-se nos dias atuais que os átomos são divisíveis, mas a palavra continua sendo usada para designar uma estrutura organizada, muito pequena que compõe todos os tipos de materiais.
O modelo atômico clássico é constituído pela soma das idéias dos cientistas
Rutherford, Bohr e Chadwick, idéias que estudaremos em nossa aula a seguir. Este é constituído por um pequeno e pesado núcleo central onde estão contidas duas partículas elementares denominadas prótons e nêutrons, e uma porção periférica denominada eletrosfera, onde os elétrons partículas fundamentais de pequena massa que efetuam órbitas ao redor do núcleo. Observe a figura a baixo.
através da figura pode-se notar que o raio do núcleo é bastante inferior ao raio total do átomo, em dimensões reais o raio do átomo chega a ser cerca de 10mil a 100mil vezes maior que o raio do núcleo atômico.
As partículas fundamentais do átomo, denominadas prótons, elétrons e nêutrons são muito pequenas, mas diferentes em massa. A massa do próton é muito próxima a massa
www.quimica10.com.br do nêutron, sendo a massa do elétron aproximadamente 1836 vezes menor que a do próton. Os prótons são dotados de carga positiva, enquanto os elétrons possuem carga negativa, já os nêutrons são desprovidos de carga elétrica.
As características físicas fundamentais dessas partículas são dadas a seguir em valores relativos. II. Conceitos Fundamentais.
Átomo: estrutura extremamente pequena e organizada que compõe todos os tipos de materiais Número atômico: é representado pelo símbolo Z e determina o número total de prótons existentes no núcleo de um átomo. Lembre-se que o átomo é um sistema eletricamente neutro, sendo assim o número de prótons e elétrons são idênticos para um dado átomo .
Z = n° de prótons
Número de massa