Ásia: Resumo
Data: 24/11/14
Relevo da Ásia:
No continente asiático há um magote de cadeias montanhas demasiadas atlas. A Ásia possui as quinze maiores montanhas do mundo, entre elas, o monte Everest, se como uma "murada" que divisa a china e a porção Sul do continente, estendo-se em arco, com 2.800 km de extensão.
Há nesse continente várias planícies extensas e elevadas. A planície Indo-Gangética tem uma grande importância econômica pelo fato de ser atravessada pelos rios Indo e Ganges. Através do atrito das águas destes rios, ocorreu uma erosão de montanhas, cujos sedimentos foram acumulados e formaram tal planície.
* A planície Siberiana situa-se entre o planalto central Siberiano e os montes Urais, na Rússia com 7 milhões de km², é a planície mais, extensa do continente. *A planície da Indo-China, a sudeste do Himalaia, é uma região muito fértil, apresentando uma grande vala econômica. *A planície Chinesa e da Manchúria destacam-se no Leste asiático, por permitirem o desenvolvimento agrícola em larga escala, através de um solo de grande fertilidade. *A planície da Mesopotâmia é situada entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates. É uma região que apresenta enormes atividades agrícolas, por isso é chamada de crescente fértil, e na qual se acredita ter sido a primeira região a ser cultivada da história.
As depressões são outros tipos comuns de relevo no continente. A maior delas é o mar Morto, Situado a 392m abaixo do nível do mar. O mar Cáspio também é uma depressão. O outro tipo de relevo muito comum no continente são os planaltos, são eles:
Planalto da Arábia
Planalto Central Siberiano
Planalto do Pamir
Planalto do Tibete
Planalto do Irã
Planalto do Decã
Planalto de Aldai
Planalto de Anatólia
Planalto da Mongólia
Hidrografia da Ásia:
A maioria dos rios nasce na parte central do continente, Devido ás abundantes chuvas nas áreas de clima tropical e equatorial e ao derretimento da neve durante o verão que