Áreas de preservação ambiental no Município de Toledo PR
Com o seguimento de desenvolvimento desordenado do mundo, as relações do homem com o meio ambiente vêm sofrendo implicações significativas. Inicialmente, como nômade e predador, o homem tinha uma interferência pequena nos ecossistemas, o que mudou quando passou a ser adotadas como metas principais a civilização e o rendimento econômico. Em seguida, com a urbanização, veio à destruição acelerada dos ecossistemas, visando à conquista do território.
Com o rápido processo de desenvolvimento do mundo cresce a preocupação com a proteção da biodiversidade. Atualmente, uma das formas mais efetivas dessa proteção são as medidas tomadas para sua conservação. No entanto, com a acrescente cada vez mais, no enfoque sobre preservação, conservação e uso racional dos recursos naturais, tem se ganhado atenção especial do poder público, pesquisadores, entidades não governamentais e movimentos sociais.
Este trabalho teve como objetivo apresentar as condições atuais do fator ambiental do Município de Toledo – PR. Sua localização, clima predominante, bem como seus principais rios. Situação em que se encontram as matas ciliares nestes locais, ocupação do solo na Bacia Hidrográfica a qual pertencem e os benefícios que esses corpos hídricos contribuem ao município e a população local. O bioma Mata Atlântica característica da região a qual pertence o município, e suas condições de preservação. E ainda, programas aos qual o município participa na busca pela melhoria de seus recursos ambientais.
2. REALIDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE TOLEDO - PR
O Município de Toledo localiza-se na região do extremo oeste do Estado do Paraná, e apresenta o tipo climático Cfa, na classificação de Köppen, com as seguintes características: subtropical úmido mesotérmico com verões quentes e chuvosos, invernos com geadas pouco frequentes, sem estação seca definida. A precipitação anual é de 1.800 mm, com evapotranspiração potencial de 1.100 mm. A