Áreas de atuação do contador
CONTRA-CAPA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A Resolução nº 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade evidencia diversas atribuições próprias do profissional contábil. Além das funções que iremos relacionar no desenvolver do trabalho, existem outras que, em função das mudanças tecnológicas e da globalização, viu-se a necessidade de criá-las a fim de ampliar o campo de ação do profissional e ajudar as pessoas na sociedade a lidar melhor com suas finanças e, quando falamos de sociedade, tratamos não só de Pessoas Físicas, mas, também, Pessoas Jurídicas.
A Contabilidade tem como meta dar as informações necessárias, concretas e precisamente úteis aos contabilistas/contadores. E essa pesquisa tem como finalidade apresentar e levar o conhecimento a sociedade os diversos campos de atuação na área de ensino que o profissional em Ciências Contábeis pode exercer.
CONTABILIDADE
Como já fora mencionado, a Contabilidade fornece um campo extremamente abrangente de atuação para seus profissionais. A função dessas pessoas é produzir informações aos usuários da contabilidade para tomada de decisões.
Abaixo, conceituaremos algumas das diversas funções de um Contador que atua na área de Ensino:
1. PROFESSOR
Como Professor, o contador pode desempenhar funções pedagógicas. Dar aulas em cursos técnicos, treinamentos a funcionários de empresas na área contábil e dar aulas em Universidade, mas para isso é necessário ter título de Mestre ou Doutor.
2. PESQUISADOR
Como Pesquisador, o contador é um cultivador de investigações, pode trabalhar sendo autônomo ou para Entidades de Pesquisa Científica e Tecnológica na Área de Contabilidade e Auditoria e também para Sindicatos e Instituições de Ensino.
3. ESCRITOR
Nesse requisito, o contador pode se dedicar a escrever artigos na área contábil com divulgação tanto em revistas e boletins de circulação grande ou restrita, quanto artigo fiscais e tributária para jornais; escrever livros didáticos nas áreas de