Área de TI e Estresse
540.000 profissionais de TI em 2009.
Fazem parte da “Sociedade do Conhecimento”
Trabalham com desenvolvedores para a internet programadores de computadores, analistas de sistemas, operadores de computadores, especialistas em redes e segurança da informação, também oferecendo suporte.
PROBLEMAS DO TRABALHO EM TI Altas cargas de trabalho, devido a falta de horário definido, na maioria das empresas Pressão para que a informação esteja, de fato, segura Absorção física e psicologica pelo trabalho Uma pesquisa feita por Wetherbe para reduzir problemas como dor de cabeça, irritabilidade, depressão, tensão, fadiga severa e doenças psicossomáticas, chegou a conclusão que os problemas do profissionais são:
Pouca comunicação interna
Pressão de tempo
Sobrecarga de trabalho
Uma pesquisa publicada no The Economic Times (2006) sobre profissionais de TI
Os profissionais mais estressados, confirmados por 97% dos entrevistados
Pouca vida social
ESTRESSE
Definição: É um mecanismo de defesa do ser humano, como uma forma de garantir a sobrevivência. Caracteriza-se por: oscilação entre momentos de bem-estar e desconforto, cansaço e ansiedade Pode causar: depressão, úlceras, aumento da pressão arterial, problemas cardíacos, dermatológicos, sexuais, câncer ou morte.
Estressores do cenário trabalhista atual: o aumento do número de informações; ambiente de trabalho altamente competitivo; transitoriedade do emprego.
Estressores externos: morte, casamento, mudança de emprego Extressores internos: crenças, valores e padrões comportamentais
Pessoas e sua propensão a estresse:
Tipo A: impacientes, competitivos, perfeccionistas e ansiosos, não conhecem bem seus valores e deficiências
Tipo B: não precisam impressionar os outros,capazes de trabalhar com mais calma, relaxam semculpa, e não sofrem devido sentimento de impaciência consegue perceber as