Álvaro Siza
Matéria : Teoria da Arquitetura
Professora: Helga Santos
Aluna: Midiã Oliveira Lima
Trabalho Teórico
Álvaro Siza
INTRODUÇÃO
- Álvaro Joaquim de Melo Siza nasceu em 25 de Junho de 1933 em Matosinho.
- Estudou na Escola Superior de Belas Artes do Porto durante os anos de 1949 e 1955.
Para que seja possível compreender e aprofundar-se no universo de um arquiteto tão importante como Álvaro Siza, faz–se justo, antes de mais nada, conhecer quem e quais foram as influências sofridas por ele, quais pessoas ele julga terem sido seus mestres e o levaram a constituir sua identidade arquitetônica.
Podemos incluir nesta lista de pessoas, Carlos Ramos, arquiteto português também considerado amigo de Siza, o professor de desenho Manoel Marques. Fernando Távora, com quem trabalhou muitos anos, Adolf Loos, Frank Lloyd Whright e Alvar Aalto.
O próprio Siza declara-se conservador e tradicionalista, seu estilo de projetar passa por referências modernistas internacionais, além do construtivismo português. As artes plásticas também são peças chave dentro do universo Siza, o próprio desenho a mão é considerado para ele uma ferramental muitas vezes mais eficaz do que o computador.
Sempre pronto a expressar à mão suas ideias, acha importante essa comunicação do que está no seu particular e o pensamento coletivo, fazendo da arquitetura um trabalho individual e grupal ao mesmo tempo.
“Aprender a ver, não só olhar, mas ver em profundidade, em detalhe, em globalidade” Álvaro Siza. Muito observador, o arquiteto está sempre em contato com o espaço como um todo, sem fragmentá-lo, mas fazendo da arquitetura um instrumento para valorizar o lugar em que vai ser executada. Apesar da tradição, acredita que uma obra deve ser marcante, mesmo que seja necessário romper com algumas tipologias ou com a própria tradição.
Ao observar algumas obras de Siza, notamos que ele usa de bastante habilidade para resolver as