Águas Subterrâneas
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS Trabalho apresentado ao Professor LEZÍRO MARQUES SILVA da disciplina GEOLOGIA APLICADA Á ENGENHARIA da turma 2CECN curso de ENGENHARIA CIVIL
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
SÃO PAULO / 26.04.2013
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO
2.0 DEFINIÃO
De acordo com a geologia água subterrânea, é toda água encontrada abaixo da superfície terrestre, ou seja, qualquer ocorrência de ciclo hidrológico submerso do nível terrestre pode ser considerada água subterrânea.
É encontrada nos vazios, falhas e poros intergranulares das rochas. Quando são submetidas às forças da gravidade e a de adesão (atração), cumprem uma fase importante no ciclo hidrológico, à manutenção do solo, fluxo dos rios, lagos, brejos, lençóis freáticos, aquíferos, etc.
3.0 CARACTÉRISTICAS FÍSICO-QUÍMICAS
Grande parcela da água subterrânea é constituída de água precipitada (chuva, granizo, neve), após a precipitação, a água flui e se infiltra no interior do subsolo. Durante períodos de tempo variáveis, decorrentes de muitos fatores, tais como: inclinação no terreno, tipo de chuva, porosidade do subsolo, cobertura vegetal, entre outras.
A água subterrânea pode ter caracterizas diferentes de acordo em qual região do subsolo ela se encontra na zona não saturada e zona saturada (ver pág.xx), porque durante a infiltração a parcela da água que é submetida à força de adesão fica retida nas regiões mais próximas da superfície do solo, a zona não saturada. Enquanto a outra parcela, que sofreu a ação da força gravitacional, atinge as zonas mais profundas do subsolo, a zona saturada.
4.0 PROPRIEDADES FÍSICAS
4.1 TEMPETURA
Em geral as águas subterrâneas têm uma amplitude térmica pequena, ou seja, as condições de mudanças atmosféricas, não influência na sua temperatura. Exceto são os aquíferos freáticos pouco profundos. E