Água
Evandro Reginaldo Paulino
Lidiane de Cássia Chagas
Núbia Natane Paiva Lopes Silva
Brasil sem água?
A fonte da vida não pode acabar; todos são responsáveis.
Pouso Alegre-MG
2014
ÁGUA: FONTE DA VIDA
O Brasil é um país que contém a maior reserva de água doce disponível no mundo, cerca de aproximadamente 12%. Mesmo apresentando este índice de disponibilidade, nos dias atuais vem apresentando um quadro gravíssimo no que se refere à escassez.
Com a falta de chuvas no território nacional, várias cidades têm enfrentado um enorme racionamento de água. Apesar do tom humorístico, a charge explana essa situação, onde muitos ao buscá-la numa cisterna, que representa um reservatório, encontram-no quase esgotado da mesma.
As crescentes demandas da sociedade têm levado à contaminação e à diminuição dos recursos hídricos, ao aquecimento, à desertificação, ao desaparecimento das florestas e à extinção da fauna e flora, o que se reflete na redução da qualidade de vida no planeta. Falta de chuvas em locais que isso não era recorrente é uma consequência explícita dessa realidade.
As mudanças climáticas têm ocorrido acentuadamente, alterando a distribuição dos locais e dos períodos de cheias e a elevação do nível dos mares podendo tornar salobra, até a água doce das cidades litorâneas.
Antes, quando se falava em falta d’água no Brasil, imediatamente remetia-se o olhar para região Nordeste, hoje regiões como sudeste principalmente no Estado de São Paulo a situação assemelha-se ao que se via e observava-se constantemente nessa região.
O texto não verbal, sempre canaliza a atenção para uma situação específica, com características variadas: ora sendo uma crítica, ora trazendo cunho informativo, ora sinalizando algo ou também trazendo reflexão sobre algo. Na charge o autor deixa transparecer que a última letra da sigla, que na química, é usada frequentemente para representação da água, seja exatamente a