água
As diversas questões ambientais e sociais que envolvem a água tornam-a importante. A água corresponde a um imenso recurso natural do qual as sociedades humanas necessitam para sobreviver pois dela também se depende na agricultura e alimentos além das necessidades básicas. Em várias partes do mundo, o acesso à água é diferenciado, mas por motivos diferentes: enquanto em alguns países existe uma abundância desse recurso, em outros a escassez leva milhões de pessoas a sobreviverem em condições sub-humanas. A possibilidade da escassez de água futura alerta o Brasil para a necessidade de reduzir sua dependência das grandes hidrelétricas.
Palavras-chave: água, escassez, chuva.
Introdução: A vida, como nós a conhecemos, não existe sem água. Todos os organismos contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos vitais. É só lembrar que na fotossíntese, processo básico da vida, o gás carbônico e a água são usados para a síntese de glicose, o principal alimento energético da célula. Uma das questões mais preocupantes para o mundo, na atualidade, é a quantidade de água disponível tanto para a vida humana, quanto para a economia. Tal preocupação, aparentemente contraditória, é real quando comparamos as quantidades de água existente e disponível. O principal problema está associado à relação entre o tempo necessário para essa renovação e o ritmo de exploração dos recursos hídricos.
Desenvolvimento:
Embora quase todos nós tenhamos o benefício de dispor de água em nossas casas, o caminho que este bem essencial à vida percorre para chegar nas residências vai muito além das torneiras, das caixas d’água, dos dutos, das estações de tratamento de água e dos reservatórios. O ciclo da água começa nas áreas naturais. Depende delas para funcionar bem. A água de nossas torneiras vem das florestas, dos campos e dos banhados.
Os meios de comunicação, que vêm fazendo o