Água
Origem da escassez da água Fatores: → Distribuição geográfica desigual; → Aumento desordenado da população; → Mal uso do recurso; → Deterioração rios, lagos e oceanos. O esgotamento do recurso “água” é uma realidade e o uso racional deve ser considerado uma prioridade ambiental e social. Em se tratando do contexto mundial, Oriente Médio, Norte da África, Ásia Central e África Subsaariana são os que mais sofrem com a escassez. Falando do Brasil, o consumo nos últimos anos dobrou, e a expectativa é que dobre novamente, estimulada pelo consumo. A disponibilidade de água per capta já é três vezes menor do que 1950.
Formas economizadoras de Água Várias formas de conscientização sobre o uso racional da água foram implantados, tanto a título federal, estadual e municipal, mas a realidade está bem distante do que se almeja em relação ao cotidiano de cada pessoa. Deve-se buscar a cada dia a conscientização para que com isso possamos obter resultados positivos contra o desperdício de água doce. Conscientizar pessoas para: → Fechar bem as torneiras; → Tomar banhos mais curtos; → Não gastar lavando carros e calçadas; → Reutilizar água para diversas; → Não jogar / poluir fontes de água ( rios, lagos, etc )
Situação Atual Todos os países enfrentam problemas relacionados à escassez e má distribuição da água, um dilema discutido no 4º Fórum Mundial da Água, entre os dias 16 e 22 de março no México. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ( Unesco ) a situação atual por continentes dos recursos hídricos e as recomendações para a racionalização são os seguintes: → Situação Mundial ► Em 2005, cerca de 3 bilhões de pessoas viverão em países com conflito por falta de água; ► Apenas 1% da água na Terra pode ser utilizada para o uso e consumo humano. Desde 1950 o uso da água triplicou no mundo; ► A água