Água
A Terra possui uma superfície total de 510 milhões de Km², porém 70% da superfície do planeta é coberta por água. E segundo o Documento de Introdução Plano Nacional de Recursos Hídricos (2004, pág.14), 97,5% é água salgada, restando apenas 2,5% de água doce (68,9% concentrada em geleiras , calotas polares ou em regiões montanhosas; 29,9% são águas subterrâneas; 0,9% compõem a umidade do solo e pântanos; e apenas 0,3% constituem a porção superficial da água doce presente nos rios e lagos).
A pouca quantidade de água que se tem, está distribuída pelo globo conforme os variados ecossistemas que o planeta possui, ou seja, de acordo com o tipo de ecossistema uma nação pode ter uma quantia maior ou menor de água. É por isso que alguns países sofrem com a falta de água, pois tem um número elevado de habitantes em relação à quantidade de água disponível em seu território.
O consumo de água também é um fator relevante em relação à disponibilidade da mesma, pois segundo Miranda (2004, pág.29) na Jordânia, cada habitante tem acesso a cerca de 85 litros de água por dia, enquanto os americanos utilizam 600 litros e no Oriente Médio a escassez de água já causa instabilidades políticas e a perspectiva de intensificação de guerras por esse motivo não é desprezível.
O Brasil possui o maior reservatório de água doce do mundo (13,8%), entretanto é campeão mundial no desperdício de água, pois o fato do país conter uma quantidade relativa de água tem levado os brasileiros a praticarem a “cultura do desperdício”, adotando práticas esbanjadoras de água, (Canedo,2005). Segundo a cartilha Consumo Sustentável: Manual de Educação (2005, pág.26), o crescimento acelerado da população mundial e a concentração em megalópoles relacionado com a qualidade e quantidade de água disponível já são evidentes em várias partes do planeta e as projeções feitas pela Organização das Nações Unidas indicam que em 2050 mais de 45% da população estará vivendo em países que poderão garantir nem