Água
Introdução 3 Água 4 Instituições responsáveis pela gestão e controlo da água 5 O ciclo da água ou ciclo hidrológico 6 Ciclo urbano da água 8 Métodos de tratamento da água 9 Outras técnicas de purificação da água 10 Conclusão 12 Bibliografia 13
Introdução
Neste trabalho com o tema “Recursos Naturais” irei falar sobre a água, o ciclo da água, todas as suas etapas e as instituições responsáveis pela sua gestão e controlo.
A água é um bem ambiental indispensável às necessidades humanas básicas e ao desenvolvimento de atividades humanas, nomeadamente a agricultura, tendo influência decisiva na qualidade de vida das populações e na manutenção de ecossistemas.
Água
É uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.
Em virtude da sua abundância e grande dispersão, a água é, por vezes, considerada como um líquido inerte, destinado a preencher os espaços dos seres vivos e entre os inertes. Contudo, a água é uma das substâncias mais importantes que existem, por ser indispensável aos seres vivos, altamente reativa, com propriedades pouco frequentes que a diferenciam da maioria dos outros líquidos.
A água encontra-se na natureza nos três estados, sólido, líquido e gasoso. A designação de água em sentido restrito reserva-se para o estado líquido, pois no estado sólido denomina-se granizo, neve ou gelo, e no estado gasoso vapor de água. A água é um líquido inodoro, transparente e, quando observada em pequenas espessuras, incolor.
Uma alimentação rica em água promove o bom funcionamento do organismo humano, pois permite que órgãos como os rins trabalhem o necessário sem estarem sujeitos a sobrecargas que os desgastem e contribuam para a sua falência.
Instituições responsáveis pela gestão e controlo da água
A entidade responsável pela gestão e controlo da água é a ERSAS – entidade reguladora dos serviços de água e resíduos – é atualmente a autoridade