Água e os elementos químicos
A água como solvente ela dissolve muitas substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, especialmente ácidos e sólidos iônicos. A água prefere fazer ligação de hidrogênio com ela mesma, mas, também pode vir a fazer esse tipo de ligação com moléculas hidroxílicas. Por ser polar, a água aproxima-se dos íons que formam um composto iônico (sólido) pelo polo de sinal contrário à carga de cada íon, conseguindo assim anular suas cargas e desprendê-los do resto do sólido.
O NaCl sendo dissolvido pela água , a mesma é chamada de solvente e o NaCl de soluto. Quando a água é utilizada como solvente, tem-se uma solução aquosa.
As soluções aquosas podem ser ligações de hidrogênio (ex. açúcar), ou hidratação (ex. cloreto de sódio).
As soluções também podem ser: insolúveis; suspensão; levemente solúveis; miscíveis; imiscíveis; e parcialmente miscíveis.
Um nutriente essencial para o nosso organismo é o sódio. Presente naturalmente nos nossos alimentos, e adicionado nos alimentos industrializados. Em nosso corpo ele atua, na regulação osmótica dos fluídos corporais, na condução de impulsos nervosos e na contração muscular. Mas o consumo excessivo pode levar ao desenvolvimento de hipertenção arterial, doenças cardiovasculares e problemas renais, entre outras.
Um alimento muito consumido diariamente por muitas pessoas e com alto teor de sódio, fora o sal de cozinha, é o Biscoito de Água e Sal com 741mg.
O potássio é um elemento mineral abundante no nosso corpo, e é encontrado em vários alimentos tanto de origem animal como de vegetal. Ele exerce um papel muito importante para o relaxamento muscular, para a secreção de insulina através do pâncreas, e para a conservação do equilíbrio ácido/base. Já a falta dele, pode causar problemas de ritmo cardíaco e debilidade muscular. Um alimento consumido no dia-a-dia das pessoas que contem potássio além da banana que é a mais conhecida é o feijão, sem do entre eles o feijão branco com 1.189 mg em uma xícara e