água Contra Obesidade
Estudo constata que consumir o líquido diminui risco de sobrepeso infantil
Um estudo conduzido pelas universidades de Dortmund, na Alemanha, e de
WittenHercieck, em Londres, na Inglaterra, e publicado pela revista médica norteamericana "Pediatrics", constatou que o simples ato de beber mais água pode reduzir o risco de sobrepeso em crianças. O consumo foi incentivado através da instalação de bebedouros em 17 escolas dos dois países onde o estudo foi realizado e com aulas sobre os benefícios que a água para o organismo. Apesar de não ter havido uma diminuição no consumo de refrigerantes - um dos principais vilões na nutrição infantil - os alunos envolvidos no trabalho beberam, pelo menos, um copo a mais por dia, o que, em l ano, resultou na queda de 31% no risco de excesso de peso. Segundo a pesquisa, as crianças que não participaram tiveram um pequeno aumento de peso no mesmo período.
No Brasil, cerca de 30% das crianças estão acima do peso e entre 10% e 15%, obesas. A endo-crinologista e professora da Faculdade de Medicina do ABC Paulista,
Maria Angela Zaccarelli Marino, afirma que, ao tomarmos mais água, há uma diminuição do apetite e maior saciedade. "Mas, apesar de estar ligada ao bom funcionamento do organismo, beber água não emagrece", diz.
Ela adverte sobre os problemas da obesida de infantil e da importância de se verificar a gordura abdominal de crianças e jovens, por conta do risco da diabete tipo 2. "A doença, que antes acometia mais os adultos, hoje é observada cada vez mais cedo", alerta. (I.S.).