Artigo
Paulo Wendrill Farias Pinto
RESUMO
Artigo sobre a evolução dos sistemas operacionais para Desktop da Apple, desde o primeiro Mac OS X até o novíssimo Mountain Lion. Serão apresentadas as maiores inovações na evolução dos sistemas operacionais da Apple e algumas curiosidades relacionadas.
INTRODUÇÃO
Cheetah - O primeiro sistema da linha Mac OS X foi anunciado em janeiro de 1999, com o nome Mac OS X Server 1.0. O sistema foi a evolução do Mac OS anterior, que foi inspirado no sistema OPENSTEP desenvolvido pela extinta NeXT, empresa criada por Steve Jobs durante seu período de ausência na Apple.
A versão beta foi disponibilizada no ano 2000 e finalmente em março de 2001 a versão oficial foi lançada, com o codinome “Cheetah”. Ela era vendida a US$ 129 e trazia uma mudança radical em relação às versões anteriores do Mac OS. O núcleo do sistema foi remodelado e o sistema recebeu aprimoramentos na gerência de memória.
O primeiro Mac OS X (Foto: Reprodução)
O Mac OS X Cheetah apresentou pela primeira vez a Dock, uma nova forma de organizar as aplicações do sistema operacional na interface com o usuário. Além disso, foram apresentados o aplicativo de e-mail Mail, o Address Book, um editor de texto novo chamado TextEdit, suporte a Multitask Preemptivo, suporte a PDF, interface Aqua, suporte a OpenGL, a utilização de AppleScripts e mecanismos de proteção de memória.
Esta edição foi a primeira a contar com o iTunes, o programa de música mais famoso da Apple. Apesar de todas estas novidades, o sistema sofreu muitas críticas principalmente no que tange o tempo de resposta da interface, a estabilidade do sistema e problemas de compatibilidade com hardware, por exemplo, para gravar CDs.
Puma - Após o lançamento do Cheetah, em Setembro de 2001, a Apple lançou o Mac OS X 10.1, codinome “Puma”. A versão foi fornecida