Água, bem precioso
Posted by: luisa on mar 22, 2013 | No Comments
Que a água é a fonte de vida de todo ser vivo todos sabem. Mas o desperdício desenfreado aliado à poluição de mananciais e nascentes trazem grandes preocupações com o futuro hídrico do planeta. No Brasil tem mais um agravante, o país possui tratamento em apenas 15 a 20% da rede de esgoto, isso contribui infinitamente com a contaminação dos rios próximos as cidades.
O ano de 2013 foi escolhido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), como o ano “Internacional de Cooperação pela Água”. O objetivo é conscientizar a população da necessidade de um esforço para enfrentar o problema de escassez e contaminação que poderão surgir até 2050. Apesar de todos os esforços para conscientizar, a população ainda não se deu conta de que a água pode ser finita.
A terra possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a importância de preservação do meio ambiente. Em todo mundo, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura. Segundo os últimos relatórios de Desenvolvimento Humano da ONU, publicados entre 2006 e 2011, se a população continuar o desperdício da água potável, países africanos e asiáticos sofrerão com uma grave escassez de água já em 2025, que afetaria cerca de 5,5 bilhões de pessoas.
A água é o líquido fundamental para a vida. O corpo humano é constituído de mais de 60% de água, o que faz dela um nutriente indispensável à saúde. Todo o funcionamento do organismo depende da água. Diante de todas essas informações surge o questionamento. Mas o que fazer para preservar esse bem tão precioso? A resposta é simples e direta. Não desperdice, utilize apenas o necessário; não