África
África do Norte
- A população predominante Árabe e a religião Islâmica são as características mais marcantes.
- Seus indicadores são os melhores do que os da África Subsaariana e não estão entre os mais baixos do mundo. Apenas a Mauritânia, com 0,465, possui IDH baixo até 0,499.
- O Egito é o país mais industrializado da África do Norte. Politicamente sempre esteve ligado ao Oriente médio, tendo lutado durante muito tempo ao lado dos Palestinos contra o estado de Israel.
- O terrorismo fundamentalista Islâmico tem sido um grande problema na região, principalmente na Argélia e no Egito.
Representa o restante do continente africano, na parte sul do Saara, unindo aproximadamente 75% de toda população africana. Nessa área, a população em sua grande maioria é negra e de religião animista (crença que acredita em espíritos da natureza que animam as coisas e rege o destino das pessoas). Existe uma restrita população branca de origem européia que pratica a religião cristã.
- Maioria da população composta por negros;
- A maior parte dos países possui economia subdesenvolvida;
- Presença de conflitos políticos, principalmente de caráter étnico.
- Existência de diversos problemas como, por exemplo, pobreza, elevados índices de analfabetismo, sistema de saúde público precário, proliferação de doenças, falta de água e sistema de saneamento básico inexistente ou ineficiente;
- Existência, em alguns países, de governos autoritários e corruptos. Infelizmente, estas características acabam dificultando a resolução dos graves problemas sociais e econômicos enfrentados pela sofrida população destes países;
- A maior