África
Introdução: A África é o terceiro continente mais extenso. Ocupa cerca de 20,3% da área de terra firme do planeta . É o segundo continente mais populoso. Tem o maior índice de pobreza, subnutrição, analfabetismo e menor expectativa de vida.
1- A África é um continente reconhecido pela sua diversidade, desde os aspectos naturais até as características históricas e sociais. Dividido em 55 países, seu território é cortado por quatro linhas imaginárias: três paralelos principais (Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio) e o Meridiano de Greenwich.
A África apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Possui muitas riquezas como ouro, diamante e petróleo. Dos 30 países mais pobres do mundo, 21 são africanos. Não existe nenhum país realmente desenvolvido neste continente, apenas Egito e África do Sul são mais industrializados. Alguns países com boa qualidade de vida: Líbia, Maurícia, Seicheles, África do Sul, Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé.
2- O continente africano é regionalizado da seguinte maneira:
-África Setentrional,
- África Ocidental,
-África Central,
- África Oriental e África Meridional.
Cinco países da África foram colônias portuguesas e usa o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. 3- - Quadro humano
A África apresenta uma população de 811 milhões de habitantes e uma densidade demográfica de 26,8 hab/Km_. É um continente ainda pouco urbanizado (menos de 40% de população urbana), mas com um êxodo rural relativamente intenso que tem provocado rápido crescimento dessa população urbana. Devido ao processo de colonização dos europeus nesse continente e a concentração de atividades econômicas voltadas para portos exportadores, as principais cidades localizam-se ao longo do litoral ou muito perto dele.
4- TAMANHO E LOCALIZAÇÃO
Possuindo uma área de 30.272.922 KM2 o continente africano é o