África
Rift planalto cristalino é geológica natural grandes O Valley é uma falha circundado por de grandes proporções que sese apresentam em à Tanzânia, cadeia elevações que estende da Somália forma de rica em formações lacustres e circundada por maciços montanhosos, montanhosa, como a do Atlas, no Magreb (costa onde se localizam os picos culminantes da África, o Kilimanjaro emediterrânea da Tunísia, Argélia e Marrocos), e a o Quênia.
cadeia do Cabo, no sul da África, ou em forma de maciços, como o Fouta Djalon e de Camarões, na África centro-ocidental, e o da África centrooriental, onde se destaca o Rift Valley.
Rios e Lagos da África
A África é rica em lagos e pobre em rios, apesar de ter em seu território alguns dos maiores cursos fluviais do mundo.
Os principais rios africanos são o Nilo (o maior), o Níger, o Zambeze (onde estão as cataratas de Vitória e a hidrelétrica de Cabora Bassa Moçambique) e o Congo-Zaire (onde estão as cataratas de Livingstone) . Os lagos mais importantes aparecem nas depressões do maciço centro-oriental da África, como o Vitória e o Tanganica. A grande parte dos rios dirige-se para os lagos e mares interiores, e não para os oceanos.
Clima
A África é cortada pelo Equador na porção central, pelo Trópico de Câncer, ao norte, e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul; As terras africanas são normalmente quentes (tropicais); Os índices de chuvas são mais elevados nas baixas latitudes (região equatorial).
Clima
Os principais fatores que influenciam o clima do continente africano são: 1. A posição geográfica do continente, em sua maior parte está dentro da zona intertropical;
2. A disposição do relevo, com áreas montanhosas junto ao litoral, dificultando a penetração de massas de ar úmidas para o interior.
Vegetação
Principais paisagens Climatobotânicas
1. Paisagem Equatorial
encontrada na África Central, onde as médias térmicas mensais oscilam entre 25 °C e 30 °C e os índices pluviométricos