ácidos na estética
O verbo to peel, em inglês, significa descascar, depilar. Nome dado a técnica utilizada para remover a camada de tecido epitelial, a fim de estimular o crescimento de uma camada uniforme, macia, clara e rejuvenecida.
São utilizados para remover ou atenuar manchas, rejuvenescer, tratar estrias etc.. A descamação da pele, é provocada por diferentes agentes, que podem ser naturais, mecânicos, e químicos (ácidos).
Ácidos
São todas as substâncias que possuem o PH ( potêncial hidrogênionico) inferior ao da pele, proporcionando um peeling químico que poderá superficial, médio ou profundo.
Ácido superficial: Pode ser mecânico ou químico e é indicado para tratar manchas superficiais, poros dilatados, rugas finas, acnes. Ele descama a pele de uma maneira discreta, quase imperceptível.
Médio: Indicado para rugas de profundidade maior, hiper pigmentação, e cicatrizes.
Profundo: Agressivo, indicado para peles extremamente envelhecidas.
Tipos de Ácidos
Alfa e Beta hifroácidos:
Descamam e afinam o extrato córneo , caisa, a aceleração do ciclo celular.
Alfa hidroácidos:
-Ácidos hidroxiácidos:
Ácidos Glicólico – derivado da cana – de – açucar.
Ácido lático- derivado do leite coalhado.
Ácido Cítrico- derivado de frutas cítricas.
Ácido Fítico- derivado do arroz.
Ácido Glicólico:
É um dos ácidos mais usados na área da estética, não é tóxico, pouco nocivo, porém, não dispensa o uso de filtro solar, durante o período de tratamento.
Indicado para todos os tipos de pele, e pode ser usado em todas as regiões do corpo. Com a finalidade de tratar manchas, acne , estrias e rugas superficiais.
Cana – de – açucar : Fonte de ácido glicólico.
Ácido Láctico:
As mulheres egípcias na Antiguidade, banhavam- se em leite fermentado para amaciar a pele, e ainda sem ter o conhecimento científico, estavam usufruindo dos benefícios do ácido láctico.
Esse, é um ácido muito popular e encontrado em vários produtos de