Ácaro
O Ácaro é um animal invertebrado pertencente ao filo Arthropoda, subfilo Chelicerata, classe Arachnida, ordem Acarina, sendo que os indivíduos da subordem Astigmata (ou Sarcoptiformes) são os mais conhecidos, principalmente, o ácaro da sarna (família Sarcoptidae e Psoroptidae). Um outro ácaro bastante conhecido também é o que ataca os folículos pilosos da pele, provocando as espinhas, no entanto, este pertence a subordem Prostigmata, família Demodicidae.
Os ácaros de vida-livre (não parasitas) presentes no solo, pertencem a subordem Cryptostigmata, família Oribatidae. Em geral, estes animais são muito pequenos, sendo muito frequente encontrarmos exemplares um milímetro ou menos de comprimento. O corpo, assim como o dos carrapatos, perdeu as divisões do corpo ao longo da evolução, tendo dessa maneira o cefalotótax fundido ao abdome. Estes aracnídeos apresentam quatro pares de patas e as antenas estão ausentes. Muitas espécies apresentam pilosidades com função táctil na superfície do corpo. A coloração é muito variada, sendo que a maior parte deste animais apresenta tons de marrom, mas muitos apresentam uma ampla gama de matizes, como o vermelho, alaranjado, preto, verde e até combinações de todas estas cores. Não são considerados insetos, mas como já dito acima, são aracnídeos. São animais cosmopolitas, podendo ser encontrados até mesmo nas regiões polares, desertos e fontes de águas termais (onde a temperatura pode ultrapassar 100ºC facilmente). Estes aracnídeos são extremamente abundantes entre os musgos, folhas caídas, solo, humo, madeira podre e detritos.
Algumas espécies são parasitas de vertebrados ou invertebrados, como os ácaros da sarna (Sarcoptes scabiei), ou o da espinha (Demodex sp.). Há também espécies que são totalmente aquáticas. O sucesso evolutivo destes animais, com certeza, está relacionada com o pequeno tamanho e a habilidade de explorar microhabitats e pode ser observado pelo número de espécies e indivíduos presentes na ordem (25000