Àcidos nucléicos
Dna vai conter o código genético, se localiza no núcleo. Sequência de nucleotídios.
O código genético é transmitido para ao RNA que vai comandar toda a síntese protéica dentro das células, sendo responsável por transmitir todas as características do indivíduo.
Nucleotídios – unidades que Formam os ácidos nucléicos; nucleotídios podem ter outras funções dentro do organismo, por exemplo:
ATP- moeda energética com estrutura química de nucleotídeo, atua eficientemente nas reações metabólicas dentro do organismo, mas não entra na estrutura de DNA e nem RNA.
AMP cíclico- segundo mensageiro; intermediário químico essencial nas respostas das células aos hormônios e aos estímulos extracelulares. └ não são capazes de atravessar a membrana plasmática;
DNA- formado por uma dupla fita; estrutura tridimensional diferente.
RNA- molécula mais simples.
Nucleotídeo tem 3 componentes característicos:
Base nitrogenada (púrica ou pirimídica);
Pentose (açúcar)- ribose ou desoxiribose;
Grupamento fosfato.
Quando tiver só base nitrogenada e a pentose→ nucleosídeo.
5 tipos de base nitrogenadas que mais acontecem no DNA e no RNA, das quais uma é característica só do DNA e outra é característica só do RNA, as demais são comuns a ambas moléculas.
Ribose – monossacarídeo com 5 carbonos e hidroxila;
Desoxiribose- não tem a hidroxila.
As ligações que acontecem é entre o fosfato e o carbono 5 da pentose (fora do anel), e no carbono 1 vai ocorrer ligação com a base que pode ser púrica ou pirimídica, depende do tipo de estrutura (código genético).
Púrica (purina)- dois aneis conjugados; estrutura quase planar. Presença de grande quantidade de nitrogênio, conferindo caráter básico ao composto, devido a grande capacidade de captação de próton do N2.
Pirimidinas- anel único, estrutura quase planar.
Purinas
Adenina e Guanina- acontecem no DNA e no RNA, sem distinção.
Pirimidinas
Citosina- acontece tanto no DNA