,x,x,lsc,l,clP
Treinamento e desenvolvimento são dois conceitos distintos, o primeiro podemos definir, segundo França (2010, p.88), como o aperfeiçoamento das habilidades já demonstradas no ato da contratação, onde as competências genéricas serão trabalhadas de acordo com a cultura da empresa, pois cada empresa tem sua característica. Podemos dizer também que o treinamento focaliza no presente, no cargo atual do colaborador, esse é preparado para exercer com excelência suas tarefas.
Modernamente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem casa vez mais valiosas. (CHIAVENATO, 2010, pág. 367)
O desenvolvimento por sua vez é trabalhado em longo prazo, visando cargos futuros. O processo de desenvolvimento é mais complexo, envolve desde planejamento até a educação continuada. Nos tempos atuais o desenvolvimento de pessoal tornou-se muito importante dentro das empresas, devido à competitividade, estamos em uma era de mudanças que necessita de organizações e pessoas cada vez mais dinâmicas, flexíveis e inovadoras.
As empresas devem agir como facilitadoras e apoiadoras do desenvolvimento de cada um, bem como tomar iniciativa em casos que sejam do seu interesse, mas isto não significa que as empresas possam ser responsabilizadas por não desenvolverem seu pessoal. Se não o fizerem, elas próprias serão prejudicadas, pois os administradores com alto potencial sairão da empresa. (LACOMBE, 2005, pág 322)
Assim como disse Lacombe, a responsabilidade pelo desenvolvimento de cada pessoa é dela própria, contudo, as empresas estão mais empenhadas nesse âmbito com o temor de perder ótimos colaboradores.
3.2.1 – Avaliação de Desempenho É um processo que serve para avaliar ou estimular o valor, excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, no que se refere á sua