UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - PROJETO INTEGRADO - RESUMOS DE ACÚSTICA
1369 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - PROJETO INTEGRADO - RESUMOS DE ACÚSTICASÍNTESES DOS ARTIGOS:
Norma de Desempenho para Edifícios Habitacionais é um grande avanço em relação à Acústica no Brasil
De acordo com o engenheiro acústico Juan Frias Pierrard, após a implementação da norma de conforto acústico, a NBR 15.575, os níveis mínimos de acústica das edificações brasileiras ainda não são os adequados, mas já são um grande avanço comparado as situações anteriores.
Segundo ele um dos grandes problemas é o isolamento acústico das fachadas, já que as janelas não são consideradas elementos acústicos na maior parte dos edifícios residenciais. Afinal no Brasil são poucas as esquadrias que possuem laudo de isolamento acústico.
É de vital importância para o mercado a criação de produtos que passaram por uma série de ensaios, podendo garantir que o produto atenderá ao especificado em projeto. E que num futuro próximo as empresas deverão como obrigação comercializar seus produtos com laudos de ensaios.
Outro ponto colocado por ele é que muitas vezes erros na instalações de produtos podem afetar o seu desempenho acústico, como por exemplo na má instalação de contrapisos flutuantes.
De acordo com ele, também é muito importante caracterizar o ambiente acústico onde vai ser implementado a construção, já que é esse estudo que ira determinar qual o melhor tratamento acústico para a fachada. Porem não podemos esquecer de considerar o isolamento interno entre dois cômodos.
Em suas considerações finais ele fala de como a acústica no mercado brasileiro ainda é muito desconhecida, mas que a três anos a associação ProAcústica vem conseguindo grandes conquistas junto ao poder público, onde uma de suas iniciativas, a de mapeamento acústico de São Paula, já completa 2 anos.
Organização Mundial da Saúde considera a poluição sonora, um problema de saúde pública.
Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde cerca de 10% da população mundial estão expostas a níveis de