T.I. padrões de rede sem fio
Uma rede Wireless ou Wi-Fi significa uma rede interligada sem fios, isto é, por canais de comunicação alternativos (como rádio-frequência, infravermelho ou laser). O termo começou a ser usado no Reino Unido, logo depois que uma rádio começou a transmitir através dessa estratégia. Este tipo de redes,quando locais, também se designa por WLAN, Wireless LAN. O termo Wi-Fi, que vem da abreviação de Wireless Fidelity (uma noção no nível abstrato que implica uma conexão confiável a uma fonte), éum conjunto de padrões de compatibilidade para WLAN baseado nas especificações IEEE 802.11.
Embora diferentes padrões e tecnologias de rede sem fio tenham surgido nos últimos anos, o padrão IEEE 802.11 é um dos que mais se destaca devido a diversidade em termos de capacidade, cobertura e baixo custo dos dispositivos de rede .
A utilização de sistemas de espalhamento espectral, novas técnicas de modulação (como OFDM –Orthogonal Frequency Division Multiplexing) nas faixas de freqüência destinadas a serviços médicos, científicos e experimentais tornaram os padrões IEEE 802.11 muito populares para a transmissão de dados, com custos cada vez menores e produtos com maior taxa de transmissão .
Atualmente temos vários dispositivos utilizando estas tecnologias. Desde cartões PCMCIA (Personal Computer Memory Card International Association) utilizados em notebooks, PDAs e handhelds, dispositivos para portas USB (Universal Serial Bus) e slots PCI (Peripheral Component Interconnect) para desktops e ainda microprocessadores com dispositivo 802.11 integrado (como a linha Centrino™ da Intel®). Há também uma série de outros equipamentos tais como roteadores e APs (Access Points ou Pontos de Acesso) integrados com essas tecnologias.
Entretanto o meio sem fio requer alguns cuidados para garantir desempenho, segurança e disponibilidade: vários usuários na mesma localidade influenciam no desempenho, obstáculos reduzem a área