T cnicas de conserva o de produtos perec veis
2539 palavras
11 páginas
IntroduçãoEste presente trabalho faz uma abordagem minuciosa sobre a técnica de conservação de produtos perecíveis. Também neste trabalho iremos destacar também os itens relacionados com o mesmo como os factores, técnicas de conservação destes produtos e mais. Este e outros itens irão ser aprofundado no desenvolvimento desse trabalho.
Técnicas de conservação de produtos perecíveis
Produto perecível é aquele que tem alta quantidade de água e nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento de microrganismos (bactérias). Necessitam de refrigeração ou congelamento para terem uma vida útil longa e, como são de origem animal, são inspeccionados pelo Serviço de Inspecção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura. Ex: carne "in natura" ou maturada, salsicha, leite, ovos, etc.
Os não perecíveis possuem baixo teor de água, na maioria de origem vegetal e podem ser armazenados em ambiente seco e à temperatura ambiente. Ex: arroz, feijão, sal, etc.
Importante: todos os alimentos embalados (saco, lata, caixa, etc.) são obrigados pelo Código de Defesa do Consumidor e pelas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a terem rótulo de identificação contendo a data de validade do produto, que é determinada pelo fabricante ou por quem fracciona (Ex: presunto fatiado na padaria), e a maneira correcta de conservação (temperatura de refrigeração/congelamento, por ex.). Deste modo podemos desta catar os produtos como sendo:
Alimentos não perecíveis ou estáveis – não sofrem deterioração, por longos períodos de tempo, se forem manuseados e armazenados correctamente. (ex: Açucar, farinha e feijão seco)
Alimentos pouco perecíveis – conservam-se em boas condições, durante um período longo de tempo, se correctamente manuseados e armazenados. (ex: batatas e algumas variedades de maças)
Alimentos perecíveis – degradam-se rapidamente se não forem sujeitos a métodos de conservação. (ex: carne, peixe, aves, ovos, leite e a maior parte dos frutos e