Segunda Guerra Mundial
- Os Ataques Alemães e Soviéticos na Polônia. No dia 1 de Setembro de 1939, a máquina militar Alemã golpeou decisivamente à Polônia, no que foi conhecida como uma blitzkrieg (guerra relampago). Unidades de tanques de alta velocidade (panzer) impeliram pelas fronteiras, abrindo buracos nas linhas Polonesas.
-Em fins de Setembro e começo de Outubro, Stalin forçou os Estados Bálticos da Estonia, Letonia, e Lithuania a aceitarem guarnições de tropas Soviéticas dentro de suas fronteiras. No ano seguinte, eleições realizadas sob o patrocínio Soviético resultaram na incorporação das três nações na URSS como repúblicas constituintes.
-A Luta no Atlântico, 1939-40. Do começo da Segunda Guerra Mundial, como na Primeira Guerra Mundial, o controle dos mares iria ser um fator crítico em seu resultado. Imediatamente na declaração de guerra a Marinha Real Britânica tomou o controle dos mares e dentro de alguns semanas dirigiu os navios mercantes Alemães fora dos oceanos para portos neutros.
-Churchill Assume o Poder. Os reveses na Noruega causaram a queda do primeiro-ministro Britânico Neville Chamberlain, que foi substituído no dia 10 de Maio por Winston Churchill, um forte oponente do apaziguamento nos anos 1930s. Diante do Parlamento três dias depois o novo primeiro-ministro ofereceu aos Britanicos nada mais que "sangue, labuta, lágrimas, e suor" numa inexorável luta contra a Alemanha Nazista. Através desse e muitos subsequentes discursos inspirados, Churchill ajudou a reunir seu país nos dias mais escuros da Inglaterra contra o que ele acreditava ser uma ameaça mortal à civilização mundial.
-No dia 10 de Maio de 1940, tropas Alemãs moveram-se pelos Países Baixos. Luxemburgo, sem forças defensivas, foi ocupado sem qualquer resistência. Ambos Holandeses e Belgas lutaram em reação. Recebendo o ímpeto das ofensivas iniciais, os Holandêses minaram pontes, bloquearam estradas, e inundaram amplas áreas.
-Colapso da França.