S Ntese Do Filme Sou Surda E N O Sabia
424 palavras
2 páginas
Universidade Federal de ViçosaDepartamento de Letras
Disciplina: LET 290 – Língua Brasileira de Sinais
Prof. Charley Pereira Soares
Discente: Tainá Nunes Almeida - 82525
SÍNTESE DO FILME: Sou surda e não sabia
O filme “Sou surda e não sabia”, traz a história de Sabrine, que conta sua experiência, desde a primeira infância e suas primeiras memórias, que eram visuais, além de todas as dificuldades pelas quais passou, pelo fato de ser surda.
Filha de pais ouvintes, Sabrine teve o diagnóstico de surdez muito tarde, o que por um lado foi ruim por dificultar a comunicação com outras pessoas e despertar o sentimento de dó e piedade, situação que muito a desagradava; mas por outro lado, fez com que a relação dela com os pais fosse mais próxima, repleta de carinho e afeição.
Além disso, o fato de não poder ouvir, fez com que Sabrine desenvolvesse os outros sentidos, por exemplo, a visão, que se aprimorou no reconhecimento de expressões faciais e ela sabia quando sua mãe estava feliz, ou chateada.
Ao saberem da surdez de Sabrine, seus pais buscavam alguma forma de curá-la e acreditavam que ela poderia voltar a ser “normal”, por isso, boa parte da sua infância, Sabrine frequentava hospitais e este passou a ser a sua segunda casa. Seus pais também não sabiam ao certo como lidar e comunicar com ela, por isso a matricularam em uma escola regular onde ela estudou até os nove anos de idade e onde fazia aulas para reeducação da fala. Contudo ainda era difícil para Sabrine se comunicar com os demais alunos e professores e se sentia perdida e até invisível.
Aos nove anos ela foi para um instituto especial para surdos, adepto do bilinguismo que foca no ensino tanto da língua de sinais quanto no ensino da
língua escrita e falada, já que estas duas últimas habilidades são importantes para acessar outras culturas. Nesta instituição, Sabrine teve seu primeiro contato com crianças surdas e também com a língua de sinais.
Sabrine conta, ainda, as dificuldades que teve para escolher uma