RESENHA CRÍTICA DO TEXTO “CULTURA DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS SE REFLETE EM ATOS DE VIOLÊNCIA”
A violação dos direitos humanos no Brasil tem um contexto histórico e que se perpetua por muito tempo, antes mesmo de se criarem ou de adotarem dispositivos que estabelecessem mecanismos de proteção ao ser humano. A violação tem vestígios religiosos, ditatoriais, coloniais, imperiais, ou seja, uma cultura secular que muitas organizações e conselhos vem tentando implementar normas, leis, decretos, sansões entre outros mecanismos para extinguir tais condutas típicas, porem, a situação encontra-se tão enraizadas que tais dispositivos tem se tornado quase que ineficaz.
A violência tem ocasionado a morte de milhares de jovens no Brasil em sua maioria negros e do gênero masculino. Essa violência e a criminalidade que assola nosso país não é um “privilegio” exclusivo dos grandes centros urbanos, embora nesses locais ela se apresente mais frequente. Pois é nas grandes cidades brasileiras que se concentram os principais problemas sociais como desemprego, desprovimento de serviços públicos assistenciais (saúde, educação, lazer, moradia), além da ineficiência da segurança pública, tais problemas são determinantes para o estabelecimento e proliferação da marginalização e consequentemente da criminalidade que vem acompanhada pela violência.
A despeito de reconhecemos a alarmante estatística que envolve as mortes de jovens negros no Brasil, os dados do Ministério da Saúde sobre a porcentagem dessas mortes e o comentário do secretário Sottili na entrevista foi feito de maneira genérica, pois boa parte das mortes de pessoas negras não está ligada ao simples fato de serem negras, mas sim pelo maior envolvimento de determinados grupos da Sociedade com a criminalidade devido à falta de políticas públicas eficientes que dê qualidade à educação, à saúde, entre outros. Neste caso, houve a falta de uma melhor especificação do assunto, fazendo dessa forma com que o