R DIO FINAL
VINHETA: SAÚDE EM FOCO - A SAÚDE QUE VOCÊ PROCURA, COM O CORPO QUE VOCÊ DESEJA
LOC: Está começando agora, o programa Saúde em Foco. Com o propósito de levar até você ouvinte, informações e dicas, para melhorar a sua saúde.
No programa de hoje falaremos sobre os efeitos do uso do cigarro, os benefícios dos diferentes tipos de atividades físicas e os danos causados pelo consumo exessivo do sal.
A seguir confira a reportagem sobre o tabagismo feita pela repórter Eduarda Belmonte:
Reporter: O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte que pode ser evitada. Segundo o IBGE o Rio grande do sul tem o maior percentual de fumantes, sendo 18,4%.
A maioria são homens entre 25 e 44 anos.
Segundo o médico José Volnei, o cigarro provoca mais de cinquenta e duas doenças. As mais graves são; cancer de faringe, cancer de pulmão e cancer de bexiga.
ENTREVISTADO: "Além disso, ele causa, complicações cardíacas como infarto e derrame que é o AVC. Ele causa alterações vasculares, onde os pacientes podem perder braço, perna, e em situações mais graves da doença, piora de situações, por exemplo, assim se o paciente tem diabete, hipertensão arterial. O paciente pode vir a apresentar também problemas respiratórios como enfisema, o mais comum, onde os pacientes perdem a capacidade de pulmão, com o passar dos anos eles tem que vir a usar oxigênio geralmente domiciliarem situações mais graves da doença."
Repórter: Parar de fumar exige força de vontade. A ex fumante Juliana Salbego conta sua experiência:
Entrevista: Especialmente o fato de que eu queria ficar grávida, então eu decidi, já sabia que não fazia bem pra saúde, mas decidi parar por conta da saúde da minha filha que viria. Na verdade eu não usei nenhum método específico, eu apenas decidi que queria parar e parei.No início quando a gente está acostumada a fumar, a gente sente um pouco de vontade, principalmente quando sente o cheiro, ou quando vê alguém fumando, ou quando vê