PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA “RESILIÊNCIA INDIVIDUAL PREJUDICADA” PARA O IDOSO
Michael de Jesus Ramaldes 1
Roseli de Lana Moreira 2
RESUMO
Na terceira idade a depressão é um tema que vem adquirindo destaque em todo o mundo, este estudo teve como objetivo discutir o principal diagnóstico de enfermagem para a depressão no idoso “Resiliência individual prejudicada” e propor intervenções de enfermagem. Foi realizado um estudo de pesquisa bibliográfica em base de dados LILACS, SCIELO, ACTA PAULISTA. Tendo como descritores: Depressão no idoso, Diagnósticos de enfermagem e Enfermagem, com recorte temporal a partir de 2005 á 2010. Diante dos resultados encontrado o paciente com resiliência individual prejudicada necessita de cuidados de enfermagem, a fim de obter melhores resultados para a sua qualidade de vida e assegurar sua melhor participação perante a família e a sociedade, conclui-se que é importante que o enfermeiro se conscientize na avaliação direcionada ao idoso, sendo fundamentada no conhecimento científico identificando suas necessidades em geral, e proporcionando estratégias para promoção e melhoria no tratamento da depressão deste idoso.
Descritores: Depressão no idoso; Diagnósticos de enfermagem; Cuidados de Enfermagem.
(1) Graduando do Curso de Enfermagem da Universidade Santo Amaro (UNISA) – michaelramaldes@hotmail.com
(2) Enfermeira Especialista em Cardiologia pela UNIFESP e Auditoria pela São Camilo. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Santo Amaro (UNISA)
INTRODUÇÃO
Em vários países, as populações estão envelhecendo. Estudos mostram que o número de pessoas idosas cresce em ritmo maior do que o número de pessoas que nascem à proporção de idosos na população brasileira registrou um aumento na última década, passando de 9,1% do total em 1999 para 11,3% em 2009. A expectativa de vida do brasileiro, atualmente é de 73,1 anos. Mulheres vivem em média 77 anos, oito a mais do que os homens 1.
O